sábado, agosto 26, 2006

Orkut - Será que matá-lo (no Brasil) seria a melhor solução?

Bom... Antes de começar, gostaria de deixar claro que eu adoro o Orkut e que a minha vida ficaria um pouco mais complicada sem ele.

O Orkut, criado há alguns anos pelo turco de mesmo nome, tinha como principal objetivo manter relacionamentos profissionais para faciliar o dia a dia das pessoas. O que aconteceu depois de alguns meses de sua criação foi a invasão brasileira. Hoje, o site é completamente dominado por tupiniquins, que somam quase 90% dos inscritos.
Ontem surgiu uma notícia de que o Google estaria estudando uma forma de neutralizar esse crescimento. O motivo? Já são quase 60 casos de quebra de sigilo por parte do governo brasileiro. E acreditem, isso não é nada interessante para a empresa, que já ganhou algumas ações frente ao governo americano e até mesmo do controlador governo chinês. Tudo isso para manter o segredo da empresa guardado a sete chaves.
Pois bem. Ao chegar no Brasil, o sentido do Orkut foi para o espaço. As pessoas estão cada vez mais tornando o Orkut uma forca para o mal. Já aconteceram diversos problemas das quais, infelizmente, torna a ação da empresa norte-americana viável. É claro que não se pode deixar de ver o outro lado, onde usuários realmente buscam informações profissionais e até mesmo pessoais, mas inofensivas para todas as partes.
Creio que o Google gostaria de manter o serviço no Brasil, já que é a sua grande ferramenta de mercado para esse pais. Acho que a melhor solução para todos vai ser tomada nos próximos dias. Vamos torcer para que ela ocorra mesmo!