segunda-feira, novembro 05, 2007

Copa 2014 – As 6 candidatas do Sul e Sudeste

Região Sul

Porto Alegre – A mais importante cidade do sul. Tem dois clubes campeões mundiais. Tem dois estádios de grande porte, mas o Beira Rio foi o escolhido pela FIFA e será reformado, com capacidade prevista para 60 mil pessoas. A cidade tem 1,45 milhões de habitantes e está praticamente certa. O que pode atrapalhar são os problemas financeiros que a cidade e o Rio Grande do Sul se encontram.

Florianópolis – A menor de todas as cidades do sul. Tem apenas 400 mil habitantes e pouca representatividade no futebol brasileiro. A reforma do estádio do Figueirense, o Orlando Scarpelli, fará com que empreendimento tenha capacidade de 41 mil pessoas. Tem pontos fortes, como ser pólo turístico e potencial de investimento, mas dificilmente será sede devido a forte concorrência na região.

Curitiba – Tem atualmente, o estádio mais moderno entre as 18 candidatas (O Rio não entra com o Engenhão e sim com o Maracanã). A Kyocera Arena terá capacidade para 41 mil pessoas. Tem 1,8 milhões de habitantes e mesmo tendo alguns problemas, como o acesso à Arena, não terá dificuldades em confirmar a sua vaga.

Região Sudeste


Rio de Janeiro – Mesmo não oficial, até mesmo as outras candidatas são unânimes em concordar que o Rio deve sediar a grande final do evento. O Maracanã é o templo do futebol e é a casa da seleção brasileira. Os cariocas tem o futebol mais tradicional do Brasil. Mas, mesmo sendo o cartão postal do Brasil no exterior, sofre com a violência que assola a cidade nos últimos 20 anos. Tem 7 milhões de habitantes e é sede certa para a Copa.
São Paulo – É impossível pensar Copa do Mundo no Brasil sem São Paulo, a principal potência econômica do país. Tem problemas graves, como a violência urbana e trânsito caótico. Além desses, não ter espaço em sua zona urbana para a construção de um novo estádio, já que o Morumbi, apesar de ser um dos mais modernos, tem problemas com relação ao estacionamento e cobertura, que devem ser resolvidas até a Copa das Confederações, em 2013. Com 11 milhões de habitantes, representa atualmente a maior força do futebol brasileiro e é cidade certa. Além disso, é favorita para levar o jogo de abertura.
Belo Horizonte – Com grande influência política, os mineiros prometem entregar até meados de 2010 o "Novo Mineirão", que será um dos mais modernos do mundo e o primeiro a ficar pronto. É candidato para levar o jogo de abertura, apesar do favoritismo paulista. A capital mineira tem 2,45 milhões de habitantes, tem dois clubes tradicionalíssimos no futebol brasileiro e possui uma grande rede hoteleira. É cidade certa para ser uma das principais sedes. Ainda não divulgou os valores dos investimentos, o que gera alguma desconfiança.