quarta-feira, dezembro 12, 2007

Arredores do Mercado Central de Belo Horizonte vai ficar de cara nova

No mês de novembro, a SMURBE – Secretaria Municipal de Políticas Urbanas - apresentou o projeto de revitalização do entorno do Mercado Central. As áreas vão privilegiar os pedestres, dando uma importância maior para as calçadas e abertura de ciclovias. O orçamento total do empreendimento é de R$ 10 milhões, com o inicio das obras previsto para o mês de março de 2008.
A consultora técnica da SMURBE, Maria Caldas, afirma que os carros continuarão trafegando pelo entorno do Mercado normalmente. Só vai existir a preferencia para o pedestre. “A iluminação também será fundamental. Aquela parte, considerada escura pela população, terá uma preocupação além do normal. Queremos literalmente iluminar a região do hipercentro, deixando-o vivo”, ressalta Caldas. Acontecerão intervenções nas ruas Tupis, Rio Grande do Sul, Curitiba, Santa Catarina e Guajajaras. E avenidas Olegario Maciel, Amazonas, Augusto de Lima e rua Santa Catarina.
O tratamento paisagístico terá palmeira e fícusanão, continuando o projeto já iniciado na praça Raul Soares. A grande novidade será a elevação do piso de asfalto, ligando a entrada do Mercado Central na avenida Augusto de Lima. “É de grande importância isso. Ali, existe um grande movimento de pessoas nos fins de tarde e durante o horário de almoço”, conclui Maria Caldas.
A licitação da obra começa em dezembro e assim que a empreiteira for escolhida, será formada uma comissão, entre moradores e empresários da região para sugerirem mudanças e aperfeiçoamentos. Os trabalhos se estendem até o Mercado Novo, na Praça JK e praça 1º. de Maio.
A importância do recuperação da região é muito grande. As pessoas terão mais acesso a uma das regiões mais boêmias de Belo Horizonte. A reestruturação do entorno do Mercado Central significa valorizar ainda mais o segundo ponto turístico mais visitado da capital. O único inconveniente seria a mudança de transito enfrentados pelos comerciantes e motoristas. Mas nada além do normal, para uma cidade que está se modernizando.