segunda-feira, dezembro 17, 2007

A revolução social da música - LAST FM

Last FM é a maior web rádio do mundo. Hoje, é vinculada a CBS Interactive, que adquiriu a Last por pouco mais de R$ 500 mil reais. Muito mais do que uma web radio, é uma comunidade virtual, onde são trocadas informações e recomendações sobre música.

A idéia surgiu com o Audioscroobler, projeto criado por Richard RJ Jones, quando estava na Universidade de Soupthmpton, na Inglaterra. O Audioscroobler gravava as músicas que usuários ouviam num computador registrado, depois simplesmente, compilavam dados através de tabelas colaborativas. Com 20 milhões de usuários ativos em mais de 230 países, é a maior plataforma social de música da Internet. Foi fundada em 2002, por Felix Miller, Martin Stiksel, Michale Breindenbrucker e Thomas Willomitzer, como um site comunitário de música. Utliza perfis musicais parecidos para criar tabelas dinâmicas. Em 2003, ambos se juntaram em Londres para aperfeiçoar a web radio.

Seus recursos são vastos e eficientes. Com a construção dos perfis, você ouve as canções através de um plugin instalado em sua máquina. As músicas são ouvidas e armazenadas em um log, fazendo o registro da sua lista. Cria-se uma tabela, realizando o cálculo das recomendações musicais. Assim, outros usuários poderão ver e compreender o que você ouve e gosta.

Um dos sistemas mais interessantes da Last, é a criação da comunidades, como no Orkut. Conta também com o sistema Taste-o-meter, que nada mais é um ranking de compatibilidade musical com outros usuários. A Last FM conta com mais de 100 mil músicas em seu sistema, inclusive bandas brasileiras. É uma excelente ferramenta para você incrementar seu blog, já que possui widgets de todos as formas disponíveis. Ainda estou brincando com o site, que é inteiramente novo para mim. Para visualizar meu perfil, acessem: http://www.last.fm/user/leandrocabido/